Seleção Dionísio | Maio

Seleção Dionísio | Maio

Sassi & Sole Cuvée Nero | 2015

País: Itália
Produtor: Terre di Chiara
Uva: Merlot
Região: Friuli

Mais informações

 

Considerado um dos mais versáteis enólogos da Itália, Argo Castellarin é chamado de “Alquimista do Friuli”. Mesmo sendo um árduo defensor das tradições, ele é ousado e seguro de si na criação de projetos diferentes, já que possui terroir, conhecimento e experiência. Prova disso é o projeto Terre di Chiara, que conta com 35 hectares de diferentes vinhas e foi criado pelo habilidoso enólogo em homenagem à sua esposa Chiara Castellarin. Buscar o melhor é o lema do casal, que afirma “criar vinhos finos combinando várias uvas de baixo”.

Terre di Chiara

 


 

Cono Sur Bicicleta | 2014

País: Chile
Produtor: Cono sur
Uva: Carménère
Região: Valle de Colchagua

Mais informações

 

Você provavelmente já conhece a vinícola Cono Sur, mesmo que de nome. Provavelmente já se deparou com um de seus vinhos da linha “Bicicleta”.

Essa bicicleta tem um significado muito interessante para a vinícola, pois é com esse veículo que os funcionários se locomovem lá dentro.

A história poderia parar por aí, mas a verdade é que a Cono Sur tem muito mais para contar e que vale a pena conhecer. Só para você ter uma idéia, alguns outros fatos interessantes:

– Ela faz parte do Grupo Concha Y Toro;

– Por lá a palavra “sustentabilidade” é levada a sério. Possuem todas as certificações possíveis, além de serem uma empresa “eco-friendly”, ajudando assim o meio-ambiente a ter menos poluentes;

– No Chile eles foram pioneiros no uso da tampa-rosca (Screw-cap) nos vinhos;

– Inovação é a característica mais presente por lá, desde novas formas de envasamento, passando por uvas plantadas, como a Gewurztraminer, por exemplo, que foi trazida por eles para o país, até a busca por locais novos para cultivar, encontrando áreas antigas ou ambientes que pareciam não serem próprios, mas que se mostraram excelentes após algum tempo.

E para terminar, recentemente foram oficialmente declarados a maior bodega produtora de Pinot Noir do mundo (em quantidade). São milhões de litros de vinho com essa uva, que fazem rótulos desde o Bicicleta Pinot Noir até o Ócio, vinho ícone da vinícola.

Canal Youtube

Cono Sur

  • Date Maio 1, 2017
  • Tags 2014, 2015, carménerè, Chile, cono sur, Friuli, Itália, Merlot, Terre di Chiara, Valle Central