Seleção Osíris | Setembro 2019

Seleção Osíris | Setembro 2019

Carmen Vintages Blend | 2016

Mais informações

 

Viña Carmen é um dos melhores e mais reputados produtores chilenos, elaborando vinhos tintos e brancos que são considerados entre os melhores da América do Sul.

Trata-se simplesmente da mais antiga e tradicional vinícola do Chile, fundada em 1850. Indicada simplesmente oito vezes nos últimos dez anos como “Vinícola do Ano” pela Wine&Spirits, ela também foi indicada como a “Value Brand of the Year” (‘marca de melhor relação qualidade e preço do ano’) pela revista.

Viña Carmen é a terceira maior vinícola do Chile e a primeira a cultivar uvas de modo orgânico. No Brasil, seus vinhos foram recebidos e apreciados com grande apelo, fazendo do país o terceiro maior mercado da adega, atrás apenas da Irlanda e do Canadá.

Foi nas terras de Viña Carmen, no ano de 1994, que ocorreu o ‘renascimento’ da uva Carmenère, originária de Bordeaux e reconhecida pelo ampelógrafo francês Jean-Michel Boursiquot na região chilena. Desconfiado do tempo de amadurecimento de algumas uvas consideradas Merlot, o especialista realizou testes em laboratório para lavrar então a certidão de “renascimento” da uva Carmenère, notícia que ganhou o mundo.

 

Viña Carmen

 


 

El Vinculo Crianza | 2009

Mais informações

 

A região de Ribera del Duero era conhecida por dois fatores: uma grande vinícola, a Vega Sicilia, que produzia um dos vinhos mais bem avaliados do mundo; e seus outros produtores, que lançavam no mercado vinhos de qualidade inferior.

Porém, a partir de 1970, Alejandro Fernández descobriu a região como uma das mais apropriadas para o cultivo no mundo e fundou a Pesquera, que produz vinhos concentrados e não filtrados. A complexidade desses vinhos foi imediatamente reconhecida na Espanha e também no concorrido mercado internacional.

Após a Pesquera, Alejandro Fernández vem aumentando seu raio de ação para outras regiões hispânicas, formando um conjunto de quatro vinícolas, que produzem cerca de 1,8 milhões de garrafas ao ano: Pesquera, originária de Ribeira del Duero, na pequenina cidade de Pesquera del Duero; Condado de Haza, também em Ribeira del Duelo, Dehesa la Granja, produtora dos vinhos Castilla y León; e El Vinculo, localizada na região de La Mancha.

O tinto El Vinculo Crianza 2009 representa um desejo inovador de Alejandro em produzir um grande vinho totalmente originário da região de La Mancha, onde antes predominava vinhos com pouca personalidade e grande quantidade de produção. A localidade dispõe de excelentes vinhas de Tempranillo situadas no Campo de Criptana, com solos arenosos e argilosos, muito bem aclimatadas às condições locais. As cepas são amadurecidas por 18 meses em barricas, seguidos de mais 6 meses em garrafas. Com estrutura poderosa, o tinto resultante dessa produção apresenta notas condimentadas e notáveis aromas de frutas, alcaçuz e especiarias, com taninos maduros.

Alejandro foi o idealizador de um estilo inconfundível, batizado de “estilo Ribera del Duero”, em que o carvalho deixa de ser o componente principal para dar lugar aos aromas das frutas, exuberantes em seus vinhos. Muitos produtores da região seguiram os passos pioneiros de Alejandro, fabricando vinhos de qualidade compatível com as exigências desse exigente mercado.

 

Família Fernandez Riveira

 

  • Date Setembro 2, 2019
  • Tags 2009, 2016, Chile, Espanha, Tempranillo